15.6.07

Manuel Fernandes Tomás (1771-1822).

Figura proeminente da Figueira da Foz, onde nasce no seio de uma família burguesa, que o destinou ao sacerdócio. Mas ele assim não quis e trocou-o pela advocacia, sendo bacharel pela Universidade de Coimbra aos 20 anos, continuando depois em Lisboa o seu aperfeiçoamento, atarvés do estudo das ciências do Direito.
A 30 de Agosto de 1792 é nomeado síndico e procurador fiscal do munícipio da Figueira, no qual é posteriormente vereador, entre 1795 e 1798. Em 1801 já é juíz na comarca de Arganil e em 1805 recebe a superintendência das alfândegas e dos tabacos nas comarcas de Leiria, Aveiro e Coimbra, cargo que desempenhava em 1807.
Com o governo de Junot a ditar as ordens, resolve retirar-se para uma quinta que possuía na região da Figueira da Foz, aí permanecendo até ao mês de Agosto de 1808, altura em que o desembarque inglês ocorre em Lavos, mas não existiam já na zona autoridades que pudessem prestar auxílio aos mesmos.
Mas estava presente Manuel Tomás, pelo que logo foi nomeado Comissário em Chefe do exército na zona, merecendo de Wellesley o elogio de ter sido "o homem de quem recebi mais assistência e serviço do que qualquer outro".
Restabelecido o governo, em 1809 é provedor da comarca de Coimbra, mas não abandona totalmente as funções anteriores e no ano seguinte Beresford chama-o para o seu quartel general como intendente dos víveres, tendo sido a sua acção incansável para os garantir para o exército.
Em 1811 é nomeado desembargador honorário no tribunal da relação do Porto, de 1812 a 1814 transfere-se para Coimbra, mas só recebendo o cargo em pleno em 1817, por não ter completado o triénio como provedor como era requerido, volta ao Porto nessa data para ocupar a vaga que era sua. Distinguiu-se neste período pelas suas publicações de direito, mas nas quais manifestava também uma grande preocupação pelo estado da nação.
A fase seguinte da sua vida é igualmente muito interessante, sendo fundamental o seu papel durante o Liberalismo, mas isso fica para outra altura e outro blog.