25.5.07

Curiosidades.

Dois vinhos portugueses já eram sobejamente conhecidos por toda a Europa, o do Porto e o da Madeira, fazendo mesmo parte dos hábitos das classes mais abastadas e mesmo de muitas cortes. Mas com a Guerra Peninsular, mais dois foram redescobertos pelos ingleses.
O primeiro era o vinho branco de Bucelas, muito apreciado pelo então general Wellesley, a tal ponto que ao regressar a Inglaterra levou consigo algumas garrafas, oferecendo-as de presente ao regente e futuro rei Jorge III. A partir daí houve um grande incremento das exportações, dado que o dito se tornou habitual na corte, mas já anteriormente era conhecido, uma vez que Shakespeare o designa como "Lisbon Hock".
O segundo dos vinhos era oriundo de Carcavelos, licoroso, era do agrado da tropa inglesa que durante muito tempo esteve estacionada na zona de Lisboa, ao levarem-no consigo fizeram dele um sucesso imediato, com grandes vendas durante muitos anos.
Ambos estes vinhos estão hoje em dia ameaçados, não tanto o de Bucelas uma vez que existem produtores conscientes das suas potencialidades e que procuram dar-lhe novo alento, mas no caso do de Carcavelos, essa recuperação torna-se praticamente impossível quando sabemos que os terrenos agrícolas, deram lugar às mais rentáveis urbanizações.
Hoje em dia ainda são produzidas quantidades muito reduzidas desse vinho generoso de Carcavelos, por isso se tiverem a sorte de encontrar uma garrafa, apreciem-na tal como Wellesley o faria.