11.1.07

Leitura.

Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha de Heinrich Friedrich Link edição da Biblioteca Nacional 2005.
É uma descrição do nosso país, visto pelos olhos de um alemão que o percorreu de norte a sul entre 1798 e 1800. Inicialmente o plano era o de elaborar um compêndio sobre a fauna e flora, mas o livro vai muito para além disso escrevendo também sobre as cidades, vilas e lugares, os campos, as estradas, os costumes, etc.
Há passagens muito interessantes, como a descrição da capital e a constatação do facto que era mais perigoso viajar de noite do Terreiro do Paço para o lado oriental, do que fazer a travessia da Península.
Claro que noutros aspectos subsiste a sobranceria de quem ainda via os reinos ibéricos como algo de obscuro, quase medieval, mas no seu todo é uma leitura muito interessante, contendo inclusive, pelo relato feito das estradas percorridas, pistas muito importantes para a localização das antigas estradas reais.
Deixo aqui dois breves trechos:
Torres Vedras é uma pequena cidade a sete léguas de Lisboa, situada numa colina onde se encontram as ruínas de um velho castelo. Tem pouco mais de 600 fogos, quatro igrejas paroquiais e três conventos fora da cidade. As igrejas e os conventos dão-lhe um aspecto melhor do que depois se acha.(...) De Torres Vedras até perto de Óbidos, cinco léguas, tem-se uma região deserta e mal cultivada: primeiro pinhais, depois charnecas e apenas uma ou duas aldeias miseráveis e insignificantes.(...)
(...)A uma légua de Óbidos encontra-se a cidadezinha das Caldas, local muito conhecido e frequentado por causa dos seus banhos sulfurosos.(...)