12.1.07

Brown Bess vs Charleville

A arma por excelência da época napoleónica foi sem dúvida o mosquete, produzido pelas nações beligerantes em grandes quantidades para equiparem a infantaria de linha, dominava os campos de batalha mas, não era isento de problemas. A sua pouca precisão derivada do cano de "alma lisa" e a propensão para avarias (quer devido ao uso de pólvora de má qualidade, quer por mau manuseamento), faziam com que fosse usado sempre em grandes concentrações para obstar aos problemas.
O mosquete "New Land Pattern", designação dada às armas que equipavam o exército de terra inglês, começou a ser desenvolvido a partir de 1768 e foi usado tão tardiamente como 1850. Alcunhado pelos soldados de "Brown Bess", um nome de que não se tem a certeza da origem mas que muito provavelmente estará ligado à cor com que surgiram inicialmente, tinha 1.39m de comprimento, 4.2kg de peso e um calibre de 19.3mm.
Com um alcance efectivo de cerca de 150 metros (embora pudesse disparar a cerca de 450 metros), garantia a uma unidade experiente uma cadência de 3 a 4 tiros por minuto, um grande poder de fogo necessário para parar o fortissimo avanço de uma coluna francesa, algo que só mesmo os ingleses conseguiram.
A sua construção era feita de maneira diferente das suas outras congéneres da época, integrando muitos elementos só de ferro (ex., cano, partes do mecanismo de disparo e vareta) para garantir uma maior robustez e redução de peso através da eliminação das braçadeiras que uniam o cano à madeira e sua substituição por espigões laterais
Foi uma arma com algumas modificações ao longo dos anos destinada à sua adaptação a diversas forças e que serviu não só em exércitos aliados aos ingleses, como foi o caso do português, mas também por exemplo no mexicano na guerra contra os EUA.
Já o mosquete modelo 1777, mais conhecido por Charleville, equipava o exército francês e tropas aliadas, sendo também uma arma largamente difundida, incluindo África e o Médio-Oriente. Sofreu diversas alterações ao longo dos seus anos de existência, em 1801 surge o modelo ano IX, que resultou num aumento do cano e na substituição da caçoleta de ferro por uma de bronze, menos corrosiva. Tinha 1.5m de comprimento, 4kg de peso e um calibre de 17.5mm. O seu alcance efectivo rondava os 200 metros.
Em termos do seu uso no campo de batalha, sem dúvida que os ingleses tiraram melhor partido da arma que possuiam, aproveitando ao máximo o seu maior poder de fogo e fazendo alinhar em linha dupla ou tripla a sua infantaria. Normalmente a táctica seguida era o de resguardar os homens por detrás de uma elevação e quando as colunas inimigas já estivessem a cerca de 50 metros alinhavam no topo e disparavam. Estas tropas inglesas eram das mais disciplinadas e profissionais do seu tempo o que assegurava aos seus generais que mesmo debaixo de fogo conseguiam manobrar.
Ao contrário dos franceses, cuja qualidade de treino era insuficiente, dado todos os teatros de guerra em que estavam envolvidos e as consecutivas conscrições a que estavam obrigados. Para fazer face ao problema Napoleão criara a táctica do avanço em coluna precedido por Voltigeurs (atiradores que actuavam dispersos) que começavam a infligir as primeiras perdas nas linhas inimigas desorganizando-as e permitindo então que as diversas colunas chegassem perto e formassem em linha.
Resultou plenamente conta Prussianos, Autriacos e Russos, mas os Ingleses estavam preparados para a mesma, ao precederem igualmente as suas tropas de atiradores, equipados com a espingarda Baker de superior alcance e precisão. Novamente um treino mais prolongado fazia sentir o seu efeito quando os Voltigeurs não conseguiam passar por estes homens e só com a chegada da restante tropa, os mesmos retiravam, significando que as linhas atrás estavam intactas e prontas a entrar em acção.
Noutro capítulo abordaremos a espingarda Baker e a mini revolução que trouxe ao campo de batalha, de forma resumida conclui-se que um maior calibre garantia aos ingleses um maior poder de fogo e que as balas não acabariam, pois podiam usar as do inimigo. Mas os aperfeiçoamentos feitos na Charleville conferindo-lhe um alcance superior, tornavam-na igualmente temível nas mãos de uma unidade experiente.