10.1.07

Brilos, parte 2.

Os Três pressupostos que nos regem na procura do local são:
- Existência de um moinho.
- Uma ligeira elevação.
- Uma linha de àgua, excluíndo o Rio Real.
A tradição oral da região coloca o local do primeiro confronto entre Ingleses e Franceses no dito moinho dos "Arrifes", assim designado por se encontrar no alto de uma formação rochosa.
O problema é que este moinho está muito perto de Óbidos, não sendo possível avistar daí a saída das Caldas da Rainha pela antiga estrada real, que segundo um mapa do Instituto Geográfico do Exército, se iniciava antes do actual quartel militar e passava na Aldeia de Nossa Senhora da Luz, num percurso ainda hoje existente, mas mais interior e sinuoso em relação ao da actual estrada nacional.
Assim, para além de não ser possível avistar os movimentos do inimigo, só o presuposto da elevação se cumpre neste local. Outro factor contra esta possibilidade, foram os relatos do combate que referem que os ingleses surpreenderam as tropas franceses que, foram forçadas a retirar no sentido de Óbidos.
Sempre perseguidos e até então a sofrerem baixas pesadas, os franceses puderam aí ripostar dado que alguns soldados colocadas nas muralhas e arrabaldes usaram o seu fogo crusado para parar o avanço inglês, tendo estes por sua vez sofrido perdas, entre as quais alguns oficiais.
Os acontecimentos não seriam descritos desta forma se o local que procuramos fosse efectivamente o Moinho dos Arrifes, o que se passa segundo a nossa opinião, é que os franceses tinham efectivamente colocado homens na vila e à sua volta, não com o intuito de a defender, mas sim o de atrasar a progressão do inimigo.
Também para a população local os confrontos do dia foram mais prolongados junto à vila, onde se deu o tal contra ataque francês e onde os Ingleses tiveram que esperar por reforços para os desalojarem das suas posições. A troca de tiros em "Brilos" foi muito breve, devido ao efeito supresa alcançado.
Posto isto, o local foi descartado, mas o problema é que em redor e nesta mesma região ainda subsistem vários outros moinhos.
(a continuar)