28.1.07

Frei António Pacheco

Numa época onde grande parte das populações eram analfabetas, não eram os poucos jornais que existiam que constituíam grande fonte de informação. Do mesmo modo os editais régios que iam aparecendo necessitavam de alguém que os soubesse ler para a população e só um local atraía gente em número considerável.
Do alto dos seus púlpitos, os clérigos tinham autênticas tribunas de onde podiam influenciar o espírito daqueles que os escutavam. Frei António Pacheco, foi um desses homens que durante a primeira invasão soube aproveitar isso muito bem , graças aos seus dotes de oratória e podemos dizê-lo de "encenação".
Um episódio ficou inscrito para a posteridade - na sequência da derrota de Loison em Mesão Frio e a captura de alguma da sua bagagem, onde se incluíam uniformes de gala, este frade subiu ao púlpito da Sé do Porto com o sentimento que a revolta da cidade e a formação da Junta ainda eram acontecimentos muito recentes e que ainda eram muitos os que vacilavam na sua adesão à mesma, pegou então num desses uniformes e colocou-o a seu lado.
Invectivando os ânimos patrióticos, começou a bater-lhe com um pau, infelizmente não nos chegaram as palavras exactas que proferiu, apenas a reacção do povo que o escutava e que saiu da igreja aos gritos de "Morte aos Franceses", "Viva D. João" e "Fora com os Jacobinos", etc.