17.1.07

Brilos, parte 3

Os três pressupostos para a procura do local:
- Existência de um moinho.
- Uma ligeira elevação.
- Uma linha de àgua, excluíndo o Rio Real.
Na zona envolvente à vila de Óbidos existem várias elevações com moinhos, retratos de um passado não muito distante, hoje na sua maioria abandonados. Como temos que garantir três condições, descartamos logo alguns, por exemplo, nas Gaeiras já fora da povoação existe um com uma vista magnífica sobre o vale defronte, abrangendo as duas localidades que nos interessam, mas longe de uma linha de àgua.
No sítio de A-da-Gorda, para sul de Óbidos, lá está outro moinho que até cumpre os três pressupostos, no entanto, atendendo à descrição já referida anteriormente tem que se deixar de lado, pois os franceses recuam inicialmente para a vila amuralhada e só depois para a elevação que no dia seguinte ao do encontro de "Brilos", ficará para a História como a primeira posição francesa na Batalha da Roliça.
O Santuário de Santo Antão constituiu uma nova possibilidade, não sendo um moinho, fica no alto de uma escarpa com uma visão inigualável sobre o vale, o grande obstáculo são os acessos, já que é dificil subir e mesmo descer ainda nos dias de hoje, quanto mais se pensarmos que cada soldado trazia botas pesadas, a arma com cerca de 4kg, munições e pólvora, para além da mochila e do capote para passar a noite. Não sendo impossível torna tudo muito improvável.
Restava apenas mais uma possibilidade, mas era a que melhores condições oferecia.