16.1.07

Bloqueio Continental

Este é um tema incontornável para o período das Invasões Francesas, uma vez que constituiu uma das justificações para as mesmas. Mas o que era ao certo?
Napoleão Bonaparte em guerra com Inglaterra, viu os seus planos frustrados pela derrota da armada franco-espanhola ao largo de Trafalgar em 1805, sem meios para invadir as ilhas, resolve "fechar" o continente às mercadorias inglesas e isso tornou-se possível após a derrota das três outras potências europeias - a Áustria, a Rússia e a Prússia .
A 15 de Outubro de 1806, no rescaldo de Iena em que este último país sai largamente derrotado, é proclamado um decreto que levou o mesmo nome da batalha e onde se estipulava que todas as mercadorias inglesas capturadas reverteriam a favor do exército francês.
Em Berlim onde viu confirmada a sua superioridade continental surge um novo decreto, a 21 de Novembro e que interditava todo e qualquer comércio com as ilhas britânicas. A partir deste momento começa-se a falar de Bloqueio Continental, que seria alargado a todos os países, mesmos aqueles que ainda não tinham sido conquistados, ou com quem a França não possuía acordos de aliança.
Já em Tilsit no encontro que manteve com o Czar do Russos e de que resultou o tratado com o mesmo nome, para além de ter ficado consignada a divisão da Europa em duas esferas de influência, um dos artigos também estipulava que a Suécia e Portugal deveriam ser compelidos a decretar o bloqueio ou sofrer as consequências de uma invasão.
Esta seria sempre uma política que só funcionaria a longo prazo, mas o que é certo é que logo em 1806 e 1807, os ingleses começaram a sentir os efeitos da perda dos mercados continentais, algo que nem o contrabando efectuado por algumas nações entre as quais a nossa, ajudava a minorar. A tudo isto juntava-se o facto de os EUA terem igualmente decretado um embargo aos seus produtos.
Com grandes divisões internas entre os defensores da guerra e os que desejavam a paz, com o aumento do preço das matérias primas, com colheitas desastrosas e com um crescente mal estar social, parecia que não restava outro caminho senão negociar a paz.