21.6.07

Regimentos de Milícias.

Após a reorganização da tropa auxiliar em 1793, surgiram os seguintes regimentos de milícias na zona Oeste e limítrofes (estando activos no período entre 1807 e 1808):
- Terço de Infantaria Auxiliar da Comarca da Vila de Torres Vedras - Coronel José de Melo Lima Falcão, que era coronel agregado, passando a efectivo a 24 de Junho de 1807. Quero recordar que as comarcas eram entidades que abarcavam vários munícipios, pelo que o centro de recrutamente era a sede da dita.
- Terço de Infantaria Auxiliar da Comarca de Leiria - Mestre de Campo Isidoro dos Santos Ferreira.
Ambas não participaram em nenhuma acção de relevo nesta época, para além destas ainda existiam na capital as seguintes:
- 2.º Terço de Infantaria Auxiliar do Termo de Lisboa e Regimento de Milícias do Termo da Corte, do Lado Ocidental - Coronel Estevão Joaquim Freire de Veras.
- Voluntários Reais de Milícias a Pé de Lisboa Ocidental - Coronel Pedro de Lencastre, Marquês de Abrantes.
Outras forças de infantaria surgiram numa altura (finais de 1808) em patriotas apelavam a todos os portugueses para que defendessem o solo pátrio contra os agora designados como usurpadores franceses, mas que não foram integradas em nenhuma divisão já existente:
- Regimento de Infantaria dos Voluntários Reais do Comércio - criado por decreto de 28 de Dezembro de 1808 - Coronel António Francisco Machado.
- Regimento de Cavalaria dos Voluntários Reais do Comércio - também criado a 28 de Dezembro de 1808 - Coronel João Pereira Caldas
- Voluntários Reais de Milícias a Cavalo da cidade de Lisboa - alvará concedido em 21 de Outubro de 1807 - Coronel Henrique de Melo de Azambuja.