8.5.07

José Travassos Valdez (1787-1862).

A primeira invasão francesa, bem como as subsequentes, permitiram uma rápida ascensão social, que antes estaria vedada aos que não nasciam no seio da nobreza. Um dos paradigmas disso mesmo é o primeiro conde do Bonfim e par do reino, tal como foi outorgado por D. Maria II.
Sendo natural de Elvas, em 1807 estudava direito na Universidade de Coimbra e seria essa a sua carreira futura, interrompida pelas incidências do ano seguinte que o levam a alistar-se no batalhão académico. Bernardim Freire, general encarregue da reorganização do exército português, envia-o para o quartel de Wellesley, onde seria o elemento que faria a ligação com as forças nacionais.
Nessa condição é um espectador privilegiado das batalhas da Roliça e do Vimeiro, no que seria só o início da sua brilhante carreira e que levou, embora não fosse militar de carreira, a ser promovido a Major no final da campanha peninsular em 1814.
Também tem uma participação activa na guerra civil e mesmo nas revoluções posteriores, o que lhe vale alguns períodos de encarceramento e mesmo o exílio. Tudo perdoado, nos últimos anos de vida, já promovido a brigadeiro, faz parte do conselho de justiça militar até à sua morte.