18.5.07

Curiosidades.

O Açúcar chegava a França proveniente das suas colónias nas Caraíbas e na América do Sul, mas um prolongado bloqueio marítimo declarado pelos ingleses e a incapacidade para o contrariar depois da derrota de Trafalgar, ditou a sua escassez nos mercados desta nação.
Este era um ingrediente importante para a conservação dos alimentos e Napoleão necessitava de uma solução, afinal possuía um numeroso exército. Alguns progressos já tinham sido concretizados, nomeadamente embalando comida, primeiro em jarros de vidro e depois em latas, mas uma fonte alternativa deste produto continuava a ser necessária.
Colaboradores fizeram então chegar às suas mãos os trabalhos que Marggraf e um seu discípulo realizaram 50 anos antes em Berlim e que permitia a extracção de açúcar de beterrabas, no entanto não se conseguiam grandes quantidades de uma maneira rápida e eficiente.
Como a situação assim o exigia e a necessidade é a mãe de todas as coisas, em 1811 Napoleão ordena o cultivo de 80.000 acres de beterraba e incentiva a criação de escolas e fábricas, numa tentativa de melhorar o processo.
Em 1812 a Legião de Honra é atribuída a Benjamin Delessert pelos avanços técnicos que conseguiu e que permitiram finalmente que a produção de açucar fosse viável, fazendo com que em 1814 já 40 fábricas estivessem em operação em França e também na Bélgica, Alemanha e Áustria.
Industria que com a derrota de Napoleão entrou em declínio, pois o açúcar de cana inundou novamente os mercados europeus e só em finais do século XIX é que se vai dar um tímido ressurgimento.