24.4.07

Curiosidades.

As "heranças" da Primeira Invasão francesa são muitas e variadas, persistindo algumas até aos nossos dias. A culinária constitui um desses aspectos que não se deve ignorar, sendo mesmo uma mais valia para as regiões que se podem orgulhar de receitas que já existiam à quase 200 anos.
A "canja de galinha à doentes" é só um primeiro exemplo, conta-se na Figueira da Foz, que nos primeiros dias de Agosto, quando Wellesley desembarcou em Lavos, estabelecendo aí o seu quartel general durante cerca de 8 dias - o tempo que demorou para todas as tropas chegarem a terra - lhe foi servida esta sopa.
Poderia ser gabarolice da zona, mas o facto é que em cartas dirigidas à sua esposa, "Kitty" Pakenham, aparece a descrição da dita sopa e que constaria para além da galinha, orelha e toucinho de porco, enchidos, couve, massa, cebola e, claro está, sal.
Cada conviva teria junto de si uma malga para a sopa, um prato para as carnes servidas à parte e outro com hortelã de que cada um a gosto se serviria. Para acompanhar a refeição um belo vinho branco e para a sobremesa e por recomendação do próprio Wellesley, uma simples laranja.
Não vai ficar por aqui a gastronomia das invasões e já agora se alguém tiver mais receitas aproveite para as divulgar neste singelo espaço.