23.2.07

The Commissary 1.

Wellesley, tal como o próprio Napoleão, deu sempre uma grande importância ao comissariado encarregue dos abastecimentos. Em Cork, antes do embarque para a Península, foi uma das suas grandes preocupações ao constatar que não existiam carroças e animais em número suficiente, tentando requisitá-los de todo o lado e chegando mesmo a levar homens do comissariado irlandês, sem ter garantias de que teriam posteriormente as equipagens.
As suas instruções eram muito claras no que dizia respeito à conduta de oficiais e soldados em campanha - todo e qualquer alimento não fornecido peo exército deveria ser pago no local, para não se criarem atritos com a população local. O comissariado deveria garantir a recolha de alimentos da frota que seguia ao largo e de seguida criar depósitos para pelo menos 3 dias.
Claro que um oficial não comia o mesmo que um soldado, as rações não diferiam, mas o facto de os primeiros pertenceram a familias nobres, geralmente com algum dinheiro, permitia-lhes a aquisição de outros géneros alimentícios, que faziam variar a dieta. Certo é que em tempos de penúria, como durante um cerco, todos sofriam de igual modo.
Diariamente e com um comissariado a funcionar bem, cada soldado recebia cerca de 340 gramas de carne do osso e cerca de 250 gramas de pão ou biscoito. Era comum cozinhar-se os dois num género de guisado, a que se poderia juntar o que houvesse à disposição e daí extraiam-se duas refeições.
Sir John Kinkaid descreve por outro lado a messe dos oficiais: ao anoitecer 1 ficaria sempre de serviço ao campo do seu regimento, outro estava encarregue da mesa e como tal dirigia-se ao "talhante" regimental e tentava comprar as únicas coisas que eram permitidas - o coração, os rins e o fígado dos animais, de seguida dirigia-se ao comissariado,onde convinha ter boas relações, para conseguir uma dose extra de pão ou com alguma sorte umas garrafas de brandy. Os restantes oficiais sem deveres específicos para o dia passeavam-se pelos regimentos vizinhos e também pelas localidades próximas, nunca esqueçendo um dever fundamental - ter sempre na mente a sua messe e não perder uma oportunidade de a fornecer.