15.2.07

A batalha da Roliça 2.

No Alto da Columbeira o general Delaborde tinha uma visão esplêndida sobre o campo de batalha, mas continuava sem o menor indício da aproximação de Loison, três das suas companhias de infantaria estavam no Bombarral, para encaminhar essa divisão, no entanto os ingleses retomavam o seu avanço e para já só poderia contar com os seus 4.500 homens.
Wellesley por seu lado, insistiu em repetir a manobra da manhã e mais uma vez o centro avançou lentamente, os regimentos de infantaria sob o seu comando receberam ordens para só disporem as unidades ligeiras que, ao iniciarem a escalada, receberam um intenso tiroteio vindo de cima. Nesta altura dá-se o episódio do coronel Lake, já descrito anteriormente e que forçou ao avanço geral de todos os restantes regimentos, cinco mil homens procuram então subir por todos os locais humanamente possíveis, com o 5th foot a avançar pelo Vale do Roto fazendo pressão na esquerda francesa, ao centro o 29th e o 9th foot e pela direita o 95th foot.
Os ataques em várias frentes não conseguem romper as linhas francesas que resistem grande parte da tarde, bem protegidos que estavam nas suas posições, mas a pouco e pouco a relação de forças começa a pesar na balança e os regimentos ingleses progressivamente aproximam-se do topo e ao ultrapassarem as estreitas gargantas deparam-se com espaços abertos onde podem formar as suas linhas de fogo. Finalmente a aproximação das alas ditou o que Delaborde já previra e novamente surge o sinal para a retirada.
Ao não receber os reforços por que desesperava, o seu plano saira frustado, Junot que deixara Lisboa encontrara-se sensivelmente ao início da tarde com Loison no Cercal, a uns meros 20km do local da batalha e onde se podia ouvir perfeitamente o troar dos canhões, mas a decisão foi a de levar esta divisão para Torres Vedras onde se reuniria o maior número de forças disponíveis e onde se traçaria um plano de campanha.
Sendo assim na Roliça e mais uma vez ordeiramente, os franceses retiram, a cavalaria colocada de reserva efectua algumas cargas controladas que impedem o avanço rápido dos ingleses, no entanto a poucas centenas de metros do Picoto situa-se a aldeia da Zambujeira, cujas ruas estreitas dificultam a passagem obrigando ao afunilamento de centenas de homens, aí uma retirada planeada e perfeitamente executada desorganiza-se, dando azo aos ingleses de capturarem a artilharia, as bagagens e mesmo alguns prisioneiros.
No casal da Esprega finda a perseguição, podendo Delaborde recuar então para o Bombarral, fazendo a junção com as companhias aí colocadas e continuando na direcção de Lisboa, no dia seguinte já estava em Montachique quando chegou a ordem para voltar para Torres Vedras.
Pelas 5 horas da tarde tinham findado todos os combates do dia, os franceses haviam perdido 600 a 700 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros, bem como bastante material, incluíndo os três canhões que tinham levado para a batalha. Já os ingleses perderam 474 homens, Wellesley não foi mais longe nesse dia apesar da sua clara vitória no campo, pois ainda havia o receio de ver aparecer Loison e de um contra ataque francês apanhar desprevenidas as suas forças.
Nessa noite os seus pouco mais de 13.000 homens, bivacaram em formação de combate preparados para tudo, mas sem novidade, no dia seguinte retomaram o avanço para Sul.