21.1.07

Brilos, parte 4.

Recordando os três pressupostos:
- Existência de um moinho.
- Uma ligeira elevação.
- Uma linha de àgua, excluíndo o Rio Real.
Já havia referido anteriormente que a estrada real que ligava as Caldas da Rainha a Óbidos, saía por detrás do actual quartel militar e dirigia-se para o Bairro da Senhora da Luz, passando por Stº.Antão, desembocando junto às muralhas.
Aqui reside precisamente o factor essencial para a descoberta de "Brilos", mas há que relembrar igualmente que o período conhecido por Guerra Peninsular começa em 1807 em Portugal e só termina em 1814 já em França, a importância da escaramuça conhecida como "Brilos", reside no facto de aí terem sido disparados os primeiros tiros de toda a campanha e não sendo a primeira vez que ingleses e franceses se defrontaram, foi a primeira vez que Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington, comandou um exército, iniciando a sua fulgurante carreira com apogeu em Waterloo.
Em Agosto de 1808 havia este general desembarcado em Lavos, perto da Figueira da Foz e no seu avanço para Sul seguiu uma rota paralela à costa, por estar o exército dependente dos víveres que a frota fornecia e tanto quanto possível procurava acompanhar as estradas reais, para que a progressão fosse mais rápida em direcção a Lisboa, cujo porto de águas profundas era o seu objectivo.
Posto isto, na actualidade ainda existe a estrada que liga as Caldas ao Bairro, uma aldeia onde se destaca num largo a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Estando defronte da dita igreja, confrontamo-nos com um terreno muito transformado por construções recentes, estando a vista para Norte obstruída por habitações e por eucaliptos.
Do núcleo mais antigo pouco subiste e terraplanagens ocorridas há pouco quase que levavam o elemento que para nós é o mais importante, um moinho que se situa numa ligeira elevação e muito perto de uma linha de àgua, um ribeiro afluente do Real.
Os habitantes do local ainda se lembram de há cerca de 40/50 anos toda a zona ser um imenso pantanal, entretanto drenado para dar lugar à agricultura. Era algo insalubre e os surtos de malária que automaticamente associamos a países tropicais, ocorreram também aqui.
A aldeia era por isso muito pequena, gravitando em volta da igreja e, dada a planura do terreno avistava-se perfeitamente a saída das Caldas da Rainha. Situada a meio caminho, permitia ainda um recuo rápido para Óbidos. Acreditamos assim que aqui se situa Brilos, correspondendo na perfeição aos relatos que nos chegaram da escaramuça.